HISTÓRIA

 

          Numa época em que o jogo de bilhar era sinônimo de status entre a malandragem, onde todos  respeitavam-se só pelo olhar, na maneira de estar vestido no puro linho, chapéu de panamá, sapatos  bi-color e suas gravatas de pura seda, tinha início uma nova era onde o surgimento da malandragem passava a ter um estilo próprio, com personalidade e requinte. Com esse surgimento, tornou-se muito peculiar a corte e a elegância com que homens e mulheres desfilavam pelas ruas do centro do Rio Antigo, como a Praça da República, a Lapa, o Passeio Público e a Cinelândia, onde o Rio era capital federal. Nessa época em 1930, já existiam 450 casas de dança, porem, houve uma primeira e hoje pioneira que ainda mantém a sua tradição com toda a sua excelência, o Elite Club.

          Construído com a finalidade para sua residência oficial, Duque de Caxias foi o responsável direto pela construção do imóvel, onde posteriormente das sacadas do casarão que contém 14 aberturas, ficava observando o movimento das tropas dentro do Campo de Sant Anna, que atualmente comemora 110 anos.

          Em sua inauguração, dia 17 de julho de 1930, o então proprietário  Sr. Júlio Simões, português, teve em seu baile a presença da Orquestra Carioca, regado ao requinte do linho S-120, a roupa de destaque para homens e a pura seda para os vestidos longos onde tudo combinava, para as mulheres. Dentre diversos freqüentadores, o ator Grande Otelo obteve um destaque especial por ser considerado um filho adotivo do Sr. Júlio Simões que ajudava sistematicamente dando-lhe, inclusive, dinheiro e roupas para a sua subsistência. Outros freqüentadores, como  Madame Satã, Braguinha, Oswaldo Nunes, Pixinguinha, Mário Lago, Ciro Monteiro, Cartola, Jamelão, Moreira da Silva, Nelson Sargento, Blecaute, Zé Katty partilhavam seus trocadilhos com Carmem Costa, Elizeth Cardoso, Marlene, Emilinha Borba, Elza Soares, Núbia Lafayete,  Dóris Monteiro, Ademilde Fonseca, Aracy de Almeida, onde tudo era uma grande festa.

O POR QUE DA PALAVRA GAFIEIRA

           Quando um jornalista chegou a portaria para ter acesso a mesma, foi abordado pelo fiscal que questionou a sua conduta por estar alcoolizado e vestido de maneira " largada ", portanto não adequada ao recinto.

           Aborrecido e mal humorado, o jornalista retrucou que " aquilo era um lugar de gafe e não um clube de dança " texto que foi citado em nota no jornal Tribuna da Imprensa.

           Com essa citação no jornal o proprietário Júlio Simões teve uma idéia brilhante rebatizou o Elite Clube que passou a se chamar Gafieira Elite.

A História

           A Gafieira Elite foi fundada em 17 de julho de 1930 com o nome de Elite Clube por iniciativa do comerciante Júlio Simões, grande agitador cultural da época.

           No palco médias e grandes orquestras e uma imensa variedade de gêneros no repertório e grande qualidade nos arranjos musicais.

           Grandes orquestras iniciaram seu destaque, tais como Orquestra Raul de Barros, Orquestra Maestro cipó, Orquestra Tabajara, acompanhadas pelas mesmas grandes talentos da MPB como Aracy de Almeida, Angela Maria, Elizeth Cardoso, Ademilde Fonseca, Jamelão, Moreira da Silva, Carmem Costa, Dalva de Oliveira, Caetano Veloso, João Bosco, Beth Carvalho,Os Cariocas, Carlos Lira, Marisa Gata Mansa, Leila Pinheiro, Léo Gandman, Olivia Bigton, Billy Blanco, Elymar Santos, Vanda Sá, Luiz Carlos Miéli, Alcione, Golden Boys, Grupo Chapéu de Palha, Amelinha, Wagner Tiso, Raimundo Fagner, Zeca Pagodinho, Elba Ramalho, Paulo Moura, Os Morenos, Grupo Molejo, Danilo Caymi, MPB4, Nana Caymi, Marlene dentre outros que já fazem parte da galeria da fama desta gafieira.

                A atriz Zeze Macedo, brasileira que mais realizou filmes no Brasil e no exterior " 105 filmagens " foi convidada pelo Exmo. Sr. Presidente da Republica Getúlio Vargas, em 1945, para conhecer a nova corte da noite carioca que era a Gafieira Elite, onde seu sucessor J. K. também veio conhecer o espaço já tão falado na época ... em 1957.

                  De lá pra cá, a gafieira não parou de receber talentos, propostas para filmagens, novelas, filmes e vídeo clip's como Lambada O filme com Elba Ramalho, Pai Herói com Glória Menezes, vídeo clip com Mick Jagger em 1989, e também locação da novela Cobras e Lagartos, Vídeo clip  Se eu não te amasse tanto assim com Ivete Sangalo, novela Uga Uga da Rede Globo de TV, Projeto Canta Brasil, Projeto Aplausos para os novos talentos da MPB sempre com o incentivo de sua atual proprietária Nieves Ester Page Lopes.

 

A Casa

           A Gafieira Elite continua recebendo muitas presenças ilustres, tem Alcione como madrinha da casa e batizou em seu espaço o Palco João Nogueira.

           A casa vem se adaptando ao cenário cultural carioca e atualmente está em processo de formação um coletivo de jovens produtores que busca formar um novo perfil na casa – jovem, alternativo e descontraído, alternando-se para a realização de novas iniciativas e festas já conhecidas na cidade.

A Programação

           Depois que a dança de salão não ocupa mais o mesmo espaço na cultura carioca, a casa mantém seu funcionamento de maneira diversificada.

           Além das festas Maracangalha e Phunk!, já com público consolidado, a Gafieira Elite aposta em novas produções, como as festas do coletivo de discotecários Vinil é Arte, o bailão Carnavália, Rapte-me Camaleoa, Gaio da Roseira e Samba de Black, sempre com jovens produtores, atuantes na noite carioca.

A Gafieira

           A tradicional gafieira ocupa quinzenalmente os domingos na casa e, em breve, as quintas-feiras serão dedicadas à festas alternativas, com ingressos a preços ainda mais acessíveis.

Curiosidades

           O prédio que abriga a Gafieira Elite tem uma história que remonta aos tempos da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro – foi residência de Paulo Fernandes Viana, Intendente Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, chefe do órgão da segurança pública da época.

           Foi nesta residência que Duque de Caxias conheceu sua eterna companheira Anica, filha de Fernandes.

 

INICIO     HOMENAGENS     FESTAS GAY     VIDEOS

ARTISTAS     FOTOS     EVENTOS